domingo, 30 de dezembro de 2007

Quais serão as promessas da vez?

Todo começo de ano é sempre a mesma historia, nesse ano eu mudo de emprego, ou nesse ano eu compro meu carro, emagreço, e vários outros desejos..
Mas passado o dia 1°, o grande dia das promessas, logo é esquecido, e todos voltam para a mesma rotina do ano anterior, pensando nisso alguns sites, estão ai para ajudar aqueles que estão sempre prometendo e nunca cumprindo.
Um deles é o gerenciador de listas: Remenber The Milk, o site tem as melhores funcionalidades, integração com email, busca avançada e até mesmo acesso off line, ideal para aqueles que utilizam vários computadores. http://www.rememberthemilk.com/
O outro e para mim o mais interessante, é você mandar cartas para você mesmo ou para outras pessoas, no http://futureme.org/ , isso é possível, escolhendo até dezembro de 2036, mas não é preciso ir tão longe, programe um de três e três meses, para que você não esqueça a promessa do dia primeiro.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Criança não trabalha, Criança dá trabalho


Lápis, Caderno, Chiclete, Pião, Sal, Bicicleta, Skate, Calção.
Esconderijo, Avião, Correria, Tambor, Gritaria, Jardim, Confusão.
Bola, Pelúcia, Merenda, Crayon, Banho de rio, Banho de mar, Pula-Cela, Bombom.
Tanque de areia, Gnomo, Sereia, Pirata, Baleia, Manteiga no pão.
Giz, Merthiolate, Band-Aid, Sabão, Tênis, Cadarço, Almofada, Colchão.
Quebra-cabeça, Boneca, Peteca, Botão, Pega-Pega, Papel, Papelão.

Criança não trabalha, criança dá trabalho.

A infância é provavelmente a idade mais produtiva dá mente humana, é o tempo em que não se é moldado, por medos e costumes, a idade em que se é puro e ingênuo. Nesse final de ano a nostalgia, fez de algumas conversas a lembrança de momentos inesquecíveis, e algumas relíquias precisam ser relatadas:


Roupas:
- Tênis de luizinha
- All Star com zíper pra moeda
- Calçados Ortopé
- Papete


Televisão
- Topogigio
- Vovó Mafalda
- Bozo
- Porta dos desesperados ( Sergio Malandro)
- Onde está Wally
- Glub Glub
- Ra-tim-bum
- Castelo Ra-tim-bum
- Melocoton
- Punka a Levada da Breca
- Carrosel
- Chiquititas
- Os Trapalhões
- Famlia Adans
- Alf o E-Teimoso
- Baú da Felicidade
- Porta da Esperança
- Namoro na TV
- Feiticeira
- TV Colosso
- Saí de Baixo
- Cruge

Chaves e Chapolin:
- Maquina de escrever de uma tecla só
- Acapulco
- Pirata Alma Negra
- Bola quadrada
- Pílula de Nanicolina
- Marreta Biônica
- Tripa Seca
- Já chegou o disco voador
- Pepe, já tirei a vela
- Satanáááás, Gato de Dona Clotilde

Brinquedos:
- Atari
- Mega-drive
- Master System
- Twister
- Super Trunfo
- Jogo da Vida
- Banco Imobiliário
- Ioio da Coca-Cola
- Tazo
- Genius
- Vai e Vem
- Lego
- Barbie
- Bicileta Caloi
- Patinete
- Bichinho Virtual
- Pega Vareta

Comidas:
- Bala 7 belo
- Dadinho
- Bals Juquinha
- Puxe Pop
- Pirocóptero
- Bala de Leite Kids
- Danoninho vale por um bifinho
- Sopa de Letrinhas
- Sagu
- Gelatina
- Tubaina
- Grozelha
- Jujuba
- Dip Lik
- Muppy
- Teta de Nega
- Maria Mole
- Tortuguitas

Desenhos:
- Cavaleiros Dos Zodíacos
- Pica Pau
- Tom e Jerry
- Mortal Kombat
- Caverna do Dragão
- Cavalo de Fogo
- Jonny Quest
- Manda Chuva
- Corrida Maluca
- Power Rangers
- Popeye
- Smurfs
- Speed Races
- Super Mouse
- Thundercats
- Ursinhos Carinhosos
- Mulher Maravilha
- Rin- tin-tin
- Doug

Livros:
- Pequeno príncipe
- A Bela Adormecida
- Bela & Fera
- Gibis da Mônica
- Almanaque da Mônica
- Gibis em geral

Comerciais:
- Desodorante Avanço (Você usa e elas Avançam)
- Leite de Aveia Avene
- Pomada Minacora
- Leite de Rosas
- Biotônico Fontoura

Brincadeiras:
- Esconde-esconde
- Pega-pega
- Cabra Cega
- Duro ou Mole
- Queimada
- Três Corta
- Linha ou Três Dentro
- Passa Anel
- Gato mia

Historias:
- Palhaço da Kombi
- Fazer careta, se bater um vento nunca mais volta
- Deixa, meu pai é dono da fábrica
- Fada do dente
- Coelho da Páscoa
Melhor parar por aqui, por que são muitas as lembranças, de textos intermináveis.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Papai Noel, Velho Batuta

Todo Natal era sempre a mesma coisa.
"Querido Noel, esse ano eu fui uma menina boazinha, não fiz mal-criação, não desobedeci meus pais, passei de ano e queria ganhar...", mas se eu não ganhasse, meu pai fazia questão de dizer que era culpa do Papai Noel, que por ele eu ganhava, mas o bom velhinho me julgou perversa naquele ano, mas isso raramente acontecia.
Lembro de ficar esperando ele aparecer, e meu tio magro, mas muito magro comprava aquela fantasia vermelha, colocava aquela barba e vinha cantando rou rou rou papai noel chegou, essa cena até hoje me é traumatizante.
Mas a cena que hoje em dia sempre vem na minha cabeça é a do dia em que deixei de acreditar no bom velhinho, estava eu brincando na rua e perguntei a um amiguinho mais velho:
-O que você pediu pro Papai Noel?
- Naná, Papai Noel não existe!
- Existe sim, ele existe..
E aquelas palavras ecoavam em minha cabeça, e o choro era a única forma que eu tinha de expressar o que sentia. Hoje vejo o real significado do Natal, é comprar presente, comer um bom tender, peru de natal, não esquecendo do grande panetonne, a sem me esquecer que é para reunir a família que não se vê o ano todo, mas no Ntal está ali, se abraçando e se amando, como o Natal é bonito.

Quem nasceu mesmo no dia 25?

sábado, 22 de dezembro de 2007

melhor dos tempos, pior dos tempos

"Era o melhor do tempos, era o pior dos tempos, bem vindos ao céu, bem vindos ao inferno"

E hoje essas palavras fazem sentido, mas o sentido da vida já não se sabe. Os atos viraram mecanicos, e os robos humanos.Tudo mudou, mas nada mudou.
Belas palavras que um dia me disseram e causa arrepio ao saber que foi o melhor dos tempos, que foi pior dos tempos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Não seja a vitrine

Existe um certo e errado na moda? Creio que não. Já que o certo é aquilo que te deixa feliz, logo o errado é o que faz você se sentir mal, mas partindo desse conceito, muitas vezes a insegurança e essa necessidade até sem fundamentos, faz com que pessoas sigam somente as tendências, não levando em conta, tipo de corpo, cabelo, rosto, dados que são imprescindíveis para a formação de um bom look.
Nessas horas surgem varias duvidas: Isso combina com isso? Posso usar isso nessa ocasião? E por essas duvidas surgiu o profissional personal stylist, que não tem um livrinho com regras, e sim observam vários dados, que fazem cada pessoa ser única, e não mais um manequim de loja ambulante.
Eu me canso de ver a moda igual na rua, pessoas uniformizadas com tendências, a inovação é nula, o toque pessoal, foi esquecido.
Vamos colocar junto à aquela blusa de 1000 reais que você comprou na Daslu, aquele broche velho da sua bisavó, naquela calça um lenço, da época que sua vó andava de carona na mobilete de seu vô ao som do rock roll pesado de Elvis.
Não basta nossos estilistas fazerem sucesso, inovar, criar e recriar grandes peças, se nós aqui viramos robôs uniformizados, ditados por uma meia dúzia.
Esqueça o certo e o errado, a vitrine, a tv, esqueça tudo use um pouco do conhecimento empírico, e deixe que ele dite quem você é.
Por que se você é o que você veste, não queria ser só mais um, faça a diferença.

domingo, 16 de dezembro de 2007

A ação na fala

Uma forma de arte que hoje está praticamente esquecida, e a arte do cinema falado, com a evolução da tecnologia e ajuda dos programas de computador a ação dos filmes é reproduzida por grandes cenas de efeitos especiais.Então venho aqui elogiar alguns filmes como o Cheiro do Ralo de Heitor Dhalia e Quanto Vale ou é Por Quilo de Sérgio Bianchi, o primeiro que conta a historia de um dono uma loja de artigos usados, que aproveita a o período de necessidade das pessoas e faz do seu trabalho algo muito cruel e frio, vendo a tudo e todos como algo comercializável, um tipo totalmente novo no cinema brasileiro, já o segundo faz uma analogia as vezes muito assustadora com o antigo comercio de escravos e a exploração do marketing social na miséria, que forma uma solidariedade de fachada.
Uma outra forma bem curiosa é o cinema francês, que para alguns soa como parado, é um exemplo, pois usa a fala para nos prendermos a trama. Alguns exemplos são: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet e L’Enfer de Danis Tanovic, no filme de Jean-Pierre conta a historia de uma menina isolada, que começa a viver em universo totalmente particular, ao achar uma caixinha em seu apartamento de sue antigo dono ela decide procura-lo e ao lhe devolver e ver a felicidade exibida por ele, começa a ver o mundo de uma nova maneira. Já no filme de Danis Tanovic, acompanha a historia de três mulheres, que estão vivendo situações extremamente diferentes, com a única semelhança o sofrimento, e por algum fato de suas infâncias fará que se reúnam pra discutir o passado.
E por ultimo, mas não menos importante os filmes espanhóis, muito bem representados por Pedro Almodóvar, mencionando o filme Tacones Lejanos (De Salto Alto), que mostra a difícil convivência de mãe e filha, e o intrigante mistério de saber o verdadeiro assassino do marido da filha, não podendo deixar de mencionar o figurino assinado pela grife CHANEL, que está espetacular.
Mais algumas dicas de filmes alternativos e muito bons.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Contos de fadas

Ela achou que não viveria sem ele, ele achou que não viveria sem ela, mas não era contos de fada e o feliz pra sempre não é para sempre.
Ela chorou, não lagrimas de dor, mas ela chorou.
Ele disse que ela era especial, não que ela realmente fosse, mas ela disse.
Ele achou uma outra pessoa, uma segunda tampa pra panela.
Mas não conseguiu se entregar, não tinha descoberto que tudo era momento, e o presente, amanha seria passado.
Ela continuou a chorar, chorava apenas por chorar, ela não sabia, que não precisava dele, mas ela ia descobrir, iria descobrir quando se descobrisse, quando realmente se amasse e isso aconteceu, ela aprendeu que saber amar além de deixar alguém te amar, e saber se amar.
Ela se maquiou, se vestiu belamente, e foi à procura de si mesma, largou tudo e começar de novo, num futuro, de qual não esperava nada.
Mas ela ainda não tinha aprendido direito, e continuava a entrar em relacionamentos, que sabia não ter continuação, se relacionando sempre com pessoas erradas, tentava e de nada adiantava.
E começou tudo de novo, se maquiou, se vestiu e dessa vez ao invés de largar tudo, ela só deixou com ela o amor próprio, a estima por si, e o espelho.
Mas ela ainda está sozinha, ela acha que encontrou alguém novamente, mas esse alguém nem sabe dela, ela ainda é invisível, mas mesmo assim se num de certo, os finais são sempre iguais: ela, o filme triste, vinho e o cigarro pra compartilhar com ela sua solidão.



“A menina cresceu e descobriu que era mentira as historinhas que a mãe contava para lhe fazer dormir”

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Provisória?

A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, criada em 13 de julho de 1993 em substituição ao Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), exerce uma alíquota hoje de 0.38%, sendo destinada a custeio “para saúde publica, previdência social e fundo de combate à erradicação da pobreza”, está em seu processo de aprovação novamente, isso se o governo não decidir adiar sua votação mais uma vez, sofrendo forte pressão e faltando 49 votos, ele mantém a esperança, dizendo que “os senadores são responsáveis, tem preocupações com o Brasil e sabem bem qual é a finalidade e para que serve a CPMF”, é bom lembra aos políticos que participarão da decisão, que devem pensar nas eleições de 2008 e 2011, e que o povo brasileiro pode se esquecer, mas seus concorrentes com certeza se lembraram disso nas propagandas partidárias.
Um imposto que está embutido em tudo, no pão, leite e na sua movimentação bancaria, realmente é muito importante, desde que não houvesse tantos outros, como o ICMS, o Imposto de Renda, IPTU, IPVA, Seguro Obrigatório, IOF, Cofins, CSLL, IPI e alguns mais que variam de cidade ou estado, sendo a maioria inclusa no preço de produtos comercializáveis, mas nosso presidente não pensa assim ao afirmar: “O que são 100 milhões para o Brasil? Nada. Para o Paraguai é uma importância extraordinária”, realmente, nada, em um país que a Educação ficou em 54° colocação entre 57 países pesquisados, a saúde publica com filas de espera e corredores com pacientes, a segurança ou a falta dela que é comparada a países em guerra, a pobreza, a fome, o saneamento básico, problemas habitacionais e a corrupção.
Mas uma vez se mostra extremamente necessária um reforma tributária, um imposto único e se os fins justificam os meios, é bom o governo convencer, onde serão usados esses meios, não só com palavras e promessa políticas, mas com programas para cortes de custos e projetos que não sejam mirabolantes para melhorias evidentes, e não essas que dizem ser em longo prazo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

All Star

Foi em meados de 1917, que tudo começou, em meio a grande primeira guerra a escassez de matéria prima era evidente, no mesmo ano foi condecorado o primeiro ganhador do premio Pulitzer, a Finlândia declarou sua independência, e Pixinguinha e João de barro compõem Carinhoso. Para muitos esses fatos históricos não têm ligação nenhuma, mas foi nesse ano que nascia o All Star.
O tênis se mostra sempre jovial, mesmo comemorando os seus noventa anos no mercado, no inicio era voltando totalmente a pratica do Basquete, hoje ele agrada todas as tribos e faz a cabeça de muita gente, com seu preço popular comparado a outros tênis de marcas famosas, pois é feito de lona e solado de borracha.
O jogador de basquete Chuck Taylor e a banda Ramones foram dois grandes alicerces para a marca, pois suas imagens estão totalmente ligadas ao tênis.
Mas nem sempre tudo foi rosas para a marca Converse, que nos anos 90, foi perdendo espaço se afundando em dividas e em 2003 a Nike comprou por US$ 355 milhões, e o calçado volta a ter seu brilho merecido ganhando novas roupagens.
Hoje já é comercializado em 144 paises, e podendo encontrado na Loja Vírus, que tem toda a coleção Converse : http://www.lojavirus.com.br/
Meu primeiro all star, vermelho, cano médio e cheio de estrelinhas era minha diversão quando pequena, hoje com uma mini coleção não os troco por nada.



"Estranho é gostar tanto do seu All Star azul"

domingo, 9 de dezembro de 2007

Vamos ao Teatro?

O grupo de comedia stand up, que nada mais é do que o humor de cara limpa, sem maquiagem, figurino ou ajuda de sonoplastia, está se apresentando em São Paulo todos os domingos no bar Bleecker Street, que faz da junção comedia+teatro+bar= um ótimo passeio, com sessões as 18hrs e as 21hrs, os cinco atores contagiam a platéia com suas piadas e historias contemporâneas, é garantia para muitas gargalhadas.
O bar que fica na Vila Madalena, Rua Inácio Pereira da Rocha, 367. No elenco Marcelo Mansfield, Marcela Leal, Rafinha Bastos, Oscar Filho e Danilo Gentili.
Uma outra e excelente dica é para essa quarta feira dia 12, a 51° Mostra de Artes Cênicas, que apresentara o que para mim é um dos melhores senão o melhor musical brasileiro, a obra Ópera do Malandro de Chico Buarque, que permanece atualíssima, mesmo os problemas sociais acontecerem em circunstâncias e época bem diferente, mantém uma espantosa semelhança com os acontecimentos atuais.
Estará em cartaz no Actor Espaço Teatral, na rua Fradique Coutinho, 994. Pinheiros, essa quarta é o ultimo dia, mais informações no tel: 3034-5598.
Vamos prestigiar os talentos do teatro brasileiro.

Casa dos Criadores 2007

No primeiro post mencionei minha grande paixão por assuntos relacionados a Moda, que com base no dicionário Aurélio de língua Portuguesa significa “3. Arte e técnica do vestuário.”, venho aqui elogiar o trabalho de Walério Araújo, que no primeiro dia do evento Casa dos Criadores, apresentou sua coleção com tema no Carnaval, que não poderia ser mais oportuno para ele, que sempre se mostrou tão singular, inovou mais uma vez levando uma modelo com roupa de passista, muito brilho com Cristais Swarovski e se não fosse só por isso uma modelagem perfeita, que deu um ótimo caimento em todas as peças, Walério mantém seu ateliê no Edifício Copam no centro de São Paulo, uma ótima dica para quem quiser conhecer o trabalho de um nome que promete para a moda brasileira.
Minha única critica é para o evento em si, que está perdendo a sua principal característica, que é apresentar novos talentos brasileiros, e que mais eventos como esse fossem promovidos.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Preconceito, um conceito Pré-Formado

Hoje mais um estereótipo foi quebrado, e dessa vez foi o do Umbanda, também conhecido como Macumba e seus praticantes como macumbeiros; hoje tive uma experiência realmente linda, conheci um Centro Espírita de Umbanda, e ao ver as danças, o figurino, as cantigas, a defumação, fiquei encantada, e parei pra pensar de onde, ou por que uma religião com características tão brasileiras pode ser tão massacrada com piadas extremamente atreladas com o preconceito. Descrevi algumas de suas características, para que leigos como eu entendam um pouco mais.
Nas festas nas senzalas os escravos comemoravam seus orixás por meio de santos católicos e incorporaram esses orixás, que eram pais e mães negros mais velhos que sobrevirem à senzala e traziam a cultura e antiga arte da África distante. Com o tempo começaram também a incorporar cablocos, índios brasileiros como pajés e caciques.
Ao longo dos tempos esses cultos foram celebrados em praias, sendo conhecido como macumba, que é a madeira usada para o abataque durante as giras, assim tudo que não seguia os ensinamentos impostos pelo catolicismo, protestantismo e judaísmos eram considerados macumba, se tornando um termo pejorativo.
Suas referencias são das mais variadas, indígena, católica, africana, espírita, pregando a existência pacifica, o respeito ao ser humano e ao meio ambiente (natureza) e a Deus, compreende a diversidade e valoriza as diferenças.
A máxima dentro do Umbanda é "Dê de graça, o que de graça recebestes: com amor, humildade, caridade e fé".
Por ser uma religião muito pluralista e tendo seus vários segmentos, essas características descritas são as mais comuns, não sendo iguais em todos os terreiros e centros.
No Umbanda está a verdadeira historia do Brasil, suas raízes, seus credos, e não há motivos sólidos para que seus praticantes sejam julgados com comentários muitas vezes injustos e preconceituosos. Em um país onde a miscigenação está tão presente, onde culturas de diversos povos vivem em harmonia, porque a mais brasileira com raízes tão fortes precisa ser tratada de uma forma diferente.
Por que? Pare para pensar também, vá a um centro, seja flexível e conheça um pouco mais do seu país, da sua historia, da sua cultura e da sua arte muitas vezes escondidas por uma sociedade que se mostra injusta e desumana, inflexível e burra em suas atitudes.

Umbanda: curador, magia que cura.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Inicio

Quem entrar nesse blog pode se perguntar por que ‘psicodelicoa’, e para explicar isso preciso contar um estória breve, estava eu alguns dia atrás lendo um livro “Manual do Hedonista: dominando a esquecida arte do prazer” encontrei essa palavra e fui buscar o seu significado.

Movimento dos anos 60 em que seu mantra era “ligue-se, sintonize e caia fora”, uma geração rebelou-se contra a comodidade, a explosão contra o consumo. Foi o inicio de novos projetos culturais e ideológicos que fugiam do padrão da época como movimentos musicais, embalados pelo rock de garagem, peças teatrais alternativas, a rebeldia, a revolução sexual, os protestos, os astros de rock autodestrutivos e os sonhos de paz e de bem estar interior. As filosofias orientais e alucinógenas foram métodos adotados para a busca do nirvana, aquela foi à era psicodélica, que é a percepção de aspectos mentais ou alucinações desconhecidas dos indivíduos em questão, Pode se obter esse estado mental depois de induzir drogas psicodélicas, meditação ou yoga. Vamos deixar claro que nem todos que usam drogas psicodélicas passam por essa experiência, e que não estou fazendo apologia às drogas, e sim que cada um do modo que achar mais adequado, tenham essa experiência e que a partir dessa criem ou repassem o que foi adquirido ou visto nesse estado.

Mas podem ainda restar a duvida por que oa, eu gosto da idéia que esse símbolo passa, do masculino e feminino, do sentido contrario e também por que já existia um blog chamado psicodélico.

Sou meio fanática por assuntos sobre arte, principalmente quando a arte e demonstrada através de roupa adquirindo o nome de Moda, mas não será sempre esse o assunto abordado nesse blog, você encontrara dicas sobre eventos culturais.Mas resta a você leitor, ter uma opinião sobre os textos postados, e para que isso aconteça, só é preciso que faça sempre uma visitinha e quando lhe convir comentar também.