
Dica do blog da Flávia Lhacer
O Cine Mube comemora o seu um ano de existência e o que posso dizer por mais clichê que seja é que quem ganha é a gente, com o Ciclo Pop Art Andy Warhol é o homenageado da vez.
As apresentações são gratuitas, e sempre acontecem aos sábados a noite. Vale muito à pena conferir.
A programação do site é essa:
06/03/2010
19h
Retrato Completo de Andy Warhol
Grã-bretanha(2002).
Documentário. Duração
Tudo já se disse sobre Andy Warhol. Ou quase tudo. Sua agitada vida artística dificultou muito a pesquisa dos biógrafos e documentaristas. Um dos mais completos e bem feitos é este, originalmente produzido para TV, chamado "Andy Warhol: The Complete Picture". Aqui conhecemos a cidade aonde nasceu e cresceu, depoimentos comoventes de seus amigos, irmãos, colegas de trabalho, curadores, artistas e jornalistas, que juntos conseguem montar um caledoscópio cheio de novidades e segredos nunca antes revelados.
De Chris Rodley.
21h
Eu Atirei
EUA
Drama. Duração
Baseado numa história real, Valerie Solanas foi uma militante ultra radical e escritora, autora do manifesto 'Scum' (que pregava o extermínio de todos os homens do planeta) e alguns textos obscuros. Um deles entregou ao Andy Warhol para produzir, mas ele acabou ignorando. Inconformada e numa atitude lunática, foi até ele e disparou vários tiros. Fato que quase tirou a vida dele. Intercalando depoimentos, leituras de textos e representação dramática dos fatos, “Eu atirei
De Mary Harron.
13/03/2010
19h
Vida e Morte de Andy Warhol
França (2005).
Documentário. Duração
Documentário que mapeia a personalidade complexa e a vida agitada de Andy Warhol. Amigos, artistas, músicos e irmãos, dão declarações preciosas importantes de como Warhol via o mundo, o homem e as artes.
De Jean Michel Vecchiet.
20:30h
The Chelsea Girls
EUA(1966).
Drama. Duração
Ambientado na cultura underground dos anos 60, repleto de diálogos e sequências envolvendo sexo, drogas e política. Simultaneamente são projetadas duas cenas dividindo a tela em ações distintas. As imagens e o áudio são manipulados propositalmente, em várias cenas vemos a combinação de cores e preto e branco, o som fica com volume baixo em algumas partes e totalmente ausente em outras, dando a impressão de defeitos técnicos.Um dos filmes mais radicais e cultuados de Andy Warhol.
De Andy Warhol.
20/03/2010
19h
Geração Punk
EUA (1979).
Musical.Duração
Dirigido pelo ator-produtor-diretor Ulli Lommel, ex-colaborador de Rainer W. Fassbinder, "GERAÇÃO PUNK" tornou-se cult no final dos anos 70. Reuniu o ícone da pop arte Andy Warhol e a banda chave do movimento punk
Filmado inteiramente em locações como ruas e clubes undergrounds de New York em 1979, principalmente no badalado e histórico "CBGB", palco onde tocaram bandas como a cultuada "Television". Este filme tornou-se sensação no cenário underground de Londres dos anos 90.
É um registro real, um marco histórico do movimento punk iniciado pela chamada "Geração Vazia".
De Ulli Lommel.
20:30h
Cocaine Cowboys
EUA (1979)
Musical.Duração
"COCAINE COWBOYS" foi produzido em 1979 com uma rara participação de Andy Warhol, e também a performance da banda "The Cowboy Island Band", uma das melhores do cenário pop rock da época. O líder da banda conta, em flashback, seu envolvimento com o tráfico de drogas e sua relação com seu empresário, interpretado por Jack Palance. Andy Warhol, com a sua inseparável Polaroid, registrou momentos importantes da trama, que culmina em tragédia e arrependimentos. O diretor Ulli Lommel, ex-pupilo de Rainer W. Fassbinder, convidou novamente seu amigo Warhol para uma breve participação, agora com uma combinação mortal de drogas, sexo e rock´n´roll.
De Ulli Lommel.
27/03/2010
Velvet Underground & Vinyl
ANDY WARHOL (1928-1987), pai da pop-art, inundou o mundo nos anos 60 com suas imagens, alcançando grande celebridade ao transformar uma lata de sopa em obra de arte. Com sua reputação de artista plástico já consolidada, Andy lançou-se à conquista do cinema dirigindo experimentos visuais memoráveis. Entre 1963 e 1967, registrou em sua bitola de
19h
Vinyl
EUA (1965).
Musical.Duração
Vinyl (1965, 63 min.) é a primeira adaptação cinematográfica, radicalmente livre, do romance Laranja Mecânica (A clockwork orange), de Anthony Burgess. Nele, a personagem principal, Alex DeLarge (interpretado por Gerard Malanga), dança freneticamente ao som de The Kinks e Martha and the Vandellas, passando depois por uma sessão de tortura com verdadeiros peritos
De Andy Warhol.
20:30h
The Velvet Underground & Nico
EUA (1967).
Musical.Duração
Em The Velvet Underground & Nico (1967, 63 min.), a vocalista Nico senta-se num banco alto enquanto os músicos formam um semicírculo atrás dela, executando números musicais ensurdecedores que culminam numa intervenção policial motivada por queixas da vizinhança do estúdio Factory. Um momento histórico do rock e do cinema underground.
De Andy Warhol.
A minha opinião com uso de peles de animais é bem clara, não apoio, não gosto e chego a sentir nojo. Sem extremismo, mas chego a me perguntar como algumas pessoas podem gostar tanto e sentir um certo prazer com o uso de pele?
Aqui no Brasil, fora o couro poucas marcas desfilam a morte de animais na passarela, já existe essa consciência e o nosso frio não é o dos mais rigorosos.
Mas esse texto começou por essa semana eu passar por dois momentos de indignação. O primeiro é em perceber quanto a pele animal é usada em decoração, e não só no couro, mas também com a própria pele. E o segundo é de ver em um desfile da semana de moda de Paris o estilista Quentin Verón colocar nas passarelas uma camiseta escrita ““I’d rather wear fur” ou eu prefiro usar pele, contestando a famosa frase do Peta “I’d rather go naked than wear fur” que na tradução significa “Eu prefiro ficar pelado a usar pele”.
Quando usamos a carne bovina para alimentação e com isso aproveitamos o couro, é uma coisa, mas quando exterminamos outros animais para satisfazer caprichos humanos, me desculpem, mais deixa de ser moda e perde tudo o que eu admiro nesse mundo, que é o poder da auto estima aliado a arte.