sábado, 6 de março de 2010

A Cultura Pop e o Cine Mube


O Cine Mube comemora o seu um ano de existência e o que posso dizer por mais clichê que seja é que quem ganha é a gente, com o Ciclo Pop Art Andy Warhol é o homenageado da vez.


As apresentações são gratuitas, e sempre acontecem aos sábados a noite. Vale muito à pena conferir.

A programação do site é essa:

06/03/2010
19h


Retrato Completo de Andy Warhol
Grã-bretanha(2002).
Documentário. Duração 100’. . Legenda em Português.12 anos.


Tudo já se disse sobre Andy Warhol. Ou quase tudo. Sua agitada vida artística dificultou muito a pesquisa dos biógrafos e documentaristas. Um dos mais completos e bem feitos é este, originalmente produzido para TV, chamado "Andy Warhol: The Complete Picture". Aqui conhecemos a cidade aonde nasceu e cresceu, depoimentos comoventes de seus amigos, irmãos, colegas de trabalho, curadores, artistas e jornalistas, que juntos conseguem montar um caledoscópio cheio de novidades e segredos nunca antes revelados.

De Chris Rodley.

21h

Eu Atirei em Andy Warhol
EUA
(1996).
Drama. Duração 102’. . Legenda em Português.16 anos.


Baseado numa história real, Valerie Solanas foi uma militante ultra radical e escritora, autora do manifesto 'Scum' (que pregava o extermínio de todos os homens do planeta) e alguns textos obscuros. Um deles entregou ao Andy Warhol para produzir, mas ele acabou ignorando. Inconformada e numa atitude lunática, foi até ele e disparou vários tiros. Fato que quase tirou a vida dele. Intercalando depoimentos, leituras de textos e representação dramática dos fatos, “Eu atirei em Andy Warhol” tornou-se um pequeno clássico do cinema independente dos anos 80.

De Mary Harron.

13/03/2010
19h


Vida e Morte de Andy Warhol
França (2005).
Documentário. Duração 80’. . Legenda em Português.12 anos.

Documentário que mapeia a personalidade complexa e a vida agitada de Andy Warhol. Amigos, artistas, músicos e irmãos, dão declarações preciosas importantes de como Warhol via o mundo, o homem e as artes.

De Jean Michel Vecchiet.

20:30h

The Chelsea Girls
EUA(1966).
Drama.
Duração 197’. . Legenda em Português. 18 anos.

Ambientado na cultura underground dos anos 60, repleto de diálogos e sequências envolvendo sexo, drogas e política. Simultaneamente são projetadas duas cenas dividindo a tela em ações distintas. As imagens e o áudio são manipulados propositalmente, em várias cenas vemos a combinação de cores e preto e branco, o som fica com volume baixo em algumas partes e totalmente ausente em outras, dando a impressão de defeitos técnicos.Um dos filmes mais radicais e cultuados de Andy Warhol.

De Andy Warhol.

20/03/2010
19h


Geração Punk
EUA (1979).
Musical.Duração 85’. Legenda em Português. 14 anos.


Dirigido pelo ator-produtor-diretor Ulli Lommel, ex-colaborador de Rainer W. Fassbinder, "GERAÇÃO PUNK" tornou-se cult no final dos anos 70. Reuniu o ícone da pop arte Andy Warhol e a banda chave do movimento punk em New York, "Richard Hell & The Voidoids". O próprio Richard Hell interpreta o músico Bill, que tem sua vida dividida entra sua relação de amor e ódio com a jornalista Nada (Carole Bouquet) e o crescimento de sua carreira.

Filmado inteiramente em locações como ruas e clubes undergrounds de New York em 1979, principalmente no badalado e histórico "CBGB", palco onde tocaram bandas como a cultuada "Television". Este filme tornou-se sensação no cenário underground de Londres dos anos 90.
É um registro real, um marco histórico do movimento punk iniciado pela chamada "Geração Vazia".

De Ulli Lommel.

20:30h

Cocaine Cowboys
EUA (1979)
Musical.Duração 90’. Legenda em Português. 18 anos.


"COCAINE COWBOYS" foi produzido em 1979 com uma rara participação de Andy Warhol, e também a performance da banda "The Cowboy Island Band", uma das melhores do cenário pop rock da época. O líder da banda conta, em flashback, seu envolvimento com o tráfico de drogas e sua relação com seu empresário, interpretado por Jack Palance. Andy Warhol, com a sua inseparável Polaroid, registrou momentos importantes da trama, que culmina em tragédia e arrependimentos. O diretor Ulli Lommel, ex-pupilo de Rainer W. Fassbinder, convidou novamente seu amigo Warhol para uma breve participação, agora com uma combinação mortal de drogas, sexo e rock´n´roll.

De Ulli Lommel.

27/03/2010

Velvet Underground & Vinyl

ANDY WARHOL (1928-1987), pai da pop-art, inundou o mundo nos anos 60 com suas imagens, alcançando grande celebridade ao transformar uma lata de sopa em obra de arte. Com sua reputação de artista plástico já consolidada, Andy lançou-se à conquista do cinema dirigindo experimentos visuais memoráveis. Entre 1963 e 1967, registrou em sua bitola de 16 mm. milhares de metros de filmes insólitos, subversivos, por vezes artísticos, mas sempre curiosos e de interessante teor documental, captando imagens de um mundo habitado por intelectuais, músicos, pintores, atrizes, modelos e escritores do underground cultural norte-americano. Deste caldeirão surgiram os "Superstars", cuja individualidade a lente de Warhol conseguia capturar elevando-os ao status de estrelas de uma Hollywood alternativa e decadente. Ali surgiram suas crias, os seus "ídolos de plástico", como ele gostava de chama-los: Vera Cruise, Candy Darling, Debbie Dropout, Rita Rotten, Ingrid Superstar, The Sugar Plum Fairy, Ultra Violet, Viva!, Holly Woodlawn, Jack Smith, Mario Montez, Gerard Malanga, Joe Dallesandro, Edie Sedgwick e Paul Morrisey. Bem-vindo ao Planeta Warhol. Neste primeiro volume, incluem-se dois filmes extraídos deste adorável submundo:

19h

Vinyl
EUA (1965).
Musical.Duração 63’. Legenda em Português.18 anos.


Vinyl (1965, 63 min.) é a primeira adaptação cinematográfica, radicalmente livre, do romance Laranja Mecânica (A clockwork orange), de Anthony Burgess. Nele, a personagem principal, Alex DeLarge (interpretado por Gerard Malanga), dança freneticamente ao som de The Kinks e Martha and the Vandellas, passando depois por uma sessão de tortura com verdadeiros peritos em sadomasoquismo. Warhol afirmou em entrevistas que as imagens de tortura sexual presentes no fundo da cena são reais, como também a participação "cool" da bela Edie Sedgwick, sentada, dançando e vendo as cenas com indiferença, já que ela não sabia que estava sendo filmada.

De Andy Warhol.

20:30h

The Velvet Underground & Nico
EUA (1967).
Musical.Duração 63’. Legenda em Português.18 anos.


Em The Velvet Underground & Nico (1967, 63 min.), a vocalista Nico senta-se num banco alto enquanto os músicos formam um semicírculo atrás dela, executando números musicais ensurdecedores que culminam numa intervenção policial motivada por queixas da vizinhança do estúdio Factory. Um momento histórico do rock e do cinema underground.

De Andy Warhol.

3 comentários:

Tiago Moralles disse...

Eu topo se for pra ver "The Chelsea Girls".
Assim, nada de interesse viu hehe.

Nayara Diniz disse...

Como assim o nada de interesse?rs!

Será que no próximo final de semana te vejo?

Beijos querido

Talita Ribeiro disse...

Queridona, quero te presentear com um selo do meu blog pra ti. Caso você queira, me envie um email para cá: contato@talitaribeiro.com.br, que eu lhe envio o selo com muuuito carinho! Super beijoconas e um ótimo final de semana pra ti ;)